Centenas de pessoas se reuniram neste fim de semana para uma canoagem ecológica no norte do Rio Grande do Sul. Os voluntários recolheram o lixo que estava nas margens do Rio Inhandava.
A beleza do local em Paim Filho, no norte gaúcho, está ameaçada. O problema é o lixo que surge em meio ao verde do Rio Inhandava. Até os peixes diminuíram.
“Estávamos cansados de fazer pescado de cascudo e traíra. Hoje, tem mais dificuldade para encontrar esse tipo de peixe. Tem, mas é muito raro”, disse o agricultor Zilmar Pertili.
Assim como Zilmar Pertili, cento e cinquenta pessoas, a maior4ia agricultores, deixaram a lida no campo de lado para embarcar nesta viagem de consciência ecológica. Antes da partida, era hora de repovoar o rio. Foram soltos mais 35 alevinos de dourado, piava e jundiá.
Logo no começo da viagem deu para ver que os voluntários teriam muito trabalho pela frente. Foram percorridos 22 quilômetros pelo Rio Inhandava. Não demorou muito para que os barcos ficassem cheios de lixo.
Foram encontradas garrafas pet, embalagens de agrotóxicos, sacos plásticas, roupas e bolsas. Todo material recolhido passará por uma seleção antes de receber um destino final. O passeio vira uma lição para as próximas gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário