0

Governo anuncia acordo para reduzir preços de hotéis durante Rio+20

.. quinta-feira, 17 de maio de 2012

Nota da Casa Civil informa que tarifas vão diminuir em pelo menos 25%. Acordo foi assinado entre ministérios, operadora e entidade de hotéis do RJ.


O governo federal anunciou nesta quarta (16) um acordo com o setor hoteleiro do Rio de Janeiro para reduzir em pelo menos 25% as tarifas de hospedagem em junho, durante o período da conferência Rio+20, sobre desenvolvimento sustentável.
Após uma série de reuniões, que começaram na semana passada, a Casa Civil da Presidência da República divulgou nota em que afirma que o acordo deverá garantir redução de 25% até 60% no custo da hospedagem.
O termo foi firmado entre a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ), a agência operadora do evento, a Terramar, representantes de várias redes hoteleiras e o governo – representado pela Casa Civil e pelos ministérios da Justiça, das Relações Exteriores e do Turismo.
“A decisão do governo federal de intermediar as negociações veio após o conhecimento e divulgação nacional e internacional dos altos valores cobrados e também das exigências da compra de pacotes fechados, com número mínimo de diárias”, informa a nota.
Segundo a nota, o acordo prevê o fim do comissionamento cobrado pela operadora sobre as diárias das comitivas e da obrigatoriedade de compra de pacotes com diárias mínimas entre 12 e 19 de junho e entre 12 a 23 de junho.
"A extinção da cobrança da comissão, além de um desconto adicional concedido por vários hotéis, garantirá uma redução de 25% a 35% no valor das diárias. Além disso, o fim da venda dos pacotes fechados permitirá uma economia dos custos de estadia de 30% a 40%. Somadas, as medidas podem superar 60% de desconto em relação aos valores anteriormente praticados", informa a nota.
De acordo com a Casa Civil, as delegações que já efetuaram o pagamento das diárias receberão de volta os valores excedentes.
Segundo o governo, os hotéis concordaram em comercializar, a partir desta quinta (17), os apartamentos bloqueados e que ainda não foram vendidos.
Embratur
O presidente da Embratur, Flavio Dino, explicou que o custo total da hospedagem poderá ser reduzido em até 60% por conta da quebra dos pacotes.
Um cliente que fechou um pacote de, por exemplo, dez dias, mas que só poderá ficar cinco dias terá redução de 50% no custo da hospedagem. Isso porque, até o acordo de hoje, os hotéis só aceitavam trabalhar com pacotes fechados durante o período da conferência.
O desconto valerá para os participantes da Rio+20 que adquiriram pacotes com a operadora oficial, a Terramar, agência oficial contratada pelo Itamaraty para vender pacotes para delegações internacionais, por exemplo.
O acordo prevê também a quebra dos pacotes mínimos de sete dias. Os hotéis só aceitavam trabalhar com pacotes fechados durante o período da conferência, exigência que foi retirada a partir de agora, segundo Dino.

Com as medidas do acordo, o governo espera que os demais turistas – e não somente aqueles que negociaram com a Terramar – possam ser beneficiados pelo “efeito dominó”.
“Nós acreditamos num efeito dominó. Ou seja, por uma questão lógica, os hotéis que hoje estão concedendo descontos de 10%, 20%, alguns até mais, com segurança vão também para os demais consumidores transferir esse impacto positivo da redução das tarifas”, afirmou Dino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bela Natureza / baseado no Simple | por © Templates e Acessórios ©2013